quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

VERDADES E MITOS SOBRE CABELOS E UNHAS


Lixar as unhas ao invés de cortá-las faz com que fiquem mais fortes ou cresçam mais rápido?
Mito
- Cortar ou lixar não influi em nada o crescimento ou a resistência das unhas já que isso não interfere com a matriz da unha, que é a responsável pela sua formação.
Pintar as unhas de vermelho fortalece e acelera o crescimento?
Mito
- O uso do esmalte não interfere na formação da unha pela matriz, portanto, não acelera seu crescimento nem a sua qualidade.
Unhas bem cortadas vão até o "sabugo"?
Mito
. Deve-se sempre deixar uma fina borda de unha livre (aquela faixa branca da extremidade) para evitar danos ao leito da unha. Nas unhas dos pés deve-se deixar sempre os cantos maiores, cortando-se a unha "quadrada" de modo a evitar o encravamento.
Cortar os cabelos durante a época da lua cheia e crescente faz com que eles cresçam mais?
Mito
. O corte dos fios, que são estruturas compostas por células mortas, não interfere de forma alguma com o crescimento dos cabelos.
Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
Mito
. A crença vem da correlação com a poda das plantas. A diferença é que os galhos das plantas crescem pelas pontas, que são vivas. Já os fios de cabelos crescem pela raiz. As pontas são mortas e o corte não vai interferir com o crescimento.
Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?
Mito
. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira, pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.
Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 no lugar?
Mito
. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado.
Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?
Mito
. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.
Depois do parto os cabelos caem por causa da anestesia?
Mito
. Não é a anestesia a causa e sim o próprio parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) que provoca uma queda intensa de cabelos cerca de 2 a 4 meses após o evento desencadeante. Chama-se eflúvio telógeno e estes cabelos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.
Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?
Mito
. Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam todos calvos.
Calvície tem tratamento?
Verdade
. Já existe um tratamento com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e, até mesmo, fazê-los crescer novamente. Leia sobre a finasterida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário