segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ANVISA DIVULGA: não compre OxyELITE Pro !!!

RECEBEMOS ESSE COMUNICADO DA VIGILÂNCIA SANITARIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E VALE A PENA REPASSAR.

Encaminhamos comunicação da OMS referente a hepatite não viral aguda associada a uso de suplemento dietético comercializado pela internet. Segue resumo executivo para conhecimento e medidas de saúde pública:

EVENTO:  Hepatite não viral aguda associada a uso de suplemento dietético comercializado pela internet

PAÍSES ENVOLVIDOS: Estados Unidos e Irlanda

TOTAL DE CASOS: 63  (Confirmados: 0; Suspeitos: 63 ; Descartados: ) – óbitos (entre o total de casos: 1)

RELAÇÃO COM BRASIL: Comércio de produtos (internet)

FONTE:  OMS

DESCRIÇÃO:

De 31/10 a 13/11/ 2013, foram notificados 62 casos de hepatite não viral aguda de etiologia desconhecida após o uso do suplemento dietético OxyElite Pro, em 13 estados dos Estados Unidos, sendo a maioria deles no estado do Havaí . Do total de casos, 51 utilizaram o produto durante os 60 dias anteriores ao início dos sintomas. De acordo com os 46 prontuários médicos analisados pelo FDA, 27 pacientes (58%) relataram que OxyElite Pro foi o único suplemento dietético consumido. 22% dos casos foram hospitalizados com hepatite aguda, dois casos receberam transplantes de fígado e uma pessoa evoluiu ao óbito. Outras etiologias que sugerem lesão hepática foram descartadas.   A investigação epidemiológica permanece em andamento. Laboratório : Os casos foram testados para hepatite viral e tiveram resultado negativo. A análise laboratorial do produto, até o momento, não identificou um agente etiológico.

Em 13/11/2013, a Irlanda notificou um caso de hepatite não viral aguda após o uso do suplemento dietético OxyELITE Pro. A aquisição do produto foi online. Os produtos afetados estavam à venda na Irlanda, e os comerciantes solicitaram a sua retirada. As autoridades sanitárias da Irlanda alertaram a população para não comprar ou consumir os seguintes suplementos: OxyELITE Pro Super Thermo (cápsulas); OxyELITE Pro Ultra-Intense Thermo (cápsulas); OxyELITE Pro Super Thermo (pó); VERSA-1. OxyElite Pro e VERSA-1 são produzidos por USP Labs LLC, nos Estados Unidos. Embora  VERSA-1 não tenha sido associado a doença hepática, ambos contêm o ingrediente aegeline, que não pode ser descartado como a causa da doença.

AÇÕES REALIZADAS:

A OMS recomenda reforçar a vigilância de hepatite aguda de etiologia desconhecida e aconselha os consumidores a não adquirir, utilizar ou continuar o uso de qualquer suplemento dietético rotulado como OxyELITE Pro enquanto a investigação estiver em andamento. O Food and Drug Administration (FDA) orientou os consumidores a deixarem de usar qualquer suplemento dietético rotulado como OxyELITE Pro. Em 09/11, USPlabs LLC (Dallas,Texas) realizou o recall dos produtos que a empresa comercializa, após receber uma carta do FDA com o relato de que os produtos haviam sido associados a casos de hepatite. Austrália, Dinamarca, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Cingapura, Espanha e Reino Unido alertaram os consumidores sobre o uso do produto . No Brasil, a ANVISA emitiu alerta aos consumidores brasileiros para não adquirirem os produtos.  

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:






Nenhum comentário:

Postar um comentário