terça-feira, 3 de julho de 2012

Passo a passo da doação de sangue!!!


Doei meu sangue, onde ele vai parar? Essa é uma dúvida comum no banco de sangue da Biotec. É claro que o sangue não vai direto da veia do doador para a do receptor. Ele segue um 'fluxo do sangue', que visa torná-lo adequado e seguro para o paciente que precisa dele.
A primeira etapa da coleta de sangue é a triagem, realizada no próprio local de doação. Cada potencial doador passa por alguns exames, como a pesagem, verificação de pressão e teste de anemia, para avaliar seu estado de saúde. Além disso, é entrevistado por um médico através de um questionário com perguntas baseadas na lei, que ajudam na avaliação do estado de saúde do doador e seu comportamento.
A seguir é feita a coleta de sangue por meio de uma agulha inserida em uma veia no braço. O sangue coletado (470 ml no máximo, depende do peso do doador) é armazenado em uma bolsa individual. Acabou o trabalho do doador: ele pode comer um lanche, descansar um pouco e ir para a casa.
Na terceira etapa é que começa o trabalho laboratorial do banco de sangue: a separação em uma centrífuga de seus componentes em três porções menores, o plasma, o concentrado de plaquetas e o concentrado de hemácias. Antes de ser fracionado, as bolsas são submetidas a testes sorológicos.
Nesta etapa é que são detectadas doenças que o doador possa ter e que comprometem o sangue, como hepatite B e C, sífilis, HIV, HTLV I e II e doença de Chagas. Para reduzir ainda mais o risco de contágio de doenças na transfusão, a Biotec realiza um teste adicional, o NAT, que detecta o material genético do vírus, por testes de biologia molecular. Esse teste reduz a janela imunológica significativamente, aumentando a segurança da transfusão de sangue. Por exemplo, no caso de hepatite C a janela imunológica por teste convencionais é de aproximadamente 60 dias, já com o NAT ela diminuí para cerca de 20 dias. Já no HIV, ela vai de 21 para 11 dias.
As bolsas com resultados negativos para todas doenças estão enfim prontas para uso. Cada hemocomponente possui uma validade particular. As plaquetas duram 5 dias e ficam em temperatura de +22ºC até- 2ºC, precisando de agitação constante. O plasma dura 1 ano e é conservado a - 30ºC. Já as hemácias são armazenadas por até 42 dias em temperaturas de +4ºC a - 2ºC.
Quando surge uma necessidade de transfusão, é feita novamente uma bateria de testes, desta vez com o receptor. A enfermagem colhe uma amostra de sangue do paciente e realiza nele testes imunohematológicos. A partir dos resultados, o sangue compatível é retirado do banco de sangue e é feita a transfusão.


http://www.clubesanguebom.com.br/tsdoacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário