quinta-feira, 21 de junho de 2012

COMO CONTROLAR AS CRISES DE ASMA NO INVERNO.


A chegada do inverno trazendo queda de temperatura e dias mais secos contribui para o aumento das crises de asma, principalmente entre as crianças. Porém, outro agravante para a incidência da doença nessa época do ano é o descaso em relação à prevenção, que exige um conhecimento das causas da doença por parte do paciente e a continuidade do tratamento durante o ano todo, a fim de evitar o aparecimento das crises.

Nessa época do ano é comum usarmos roupas mais pesadas e que, na maioria das vezes, estão guardadas há muito tempo. O acúmulo de pessoas em ambientes fechados e mal ventilados se torna mais frequente e, contribui para que os asmáticos fiquem mais suscetíveis às crises.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), atualmente há 18 milhões de asmáticos no Brasil, ou seja, 10% da população brasileira.

O tratamento da asma tem três pilares: ação educativa do paciente e seus familiares para controle da doença, higiene do ambiente e tratamento farmacológico de manutenção e da crise.

Não se esqueça: A asma não tem cura. É uma doença crônica que se tratada de forma adequada, proporciona qualidade de vida ao seu portador.



Dia 21 de Junho – Dia nacional de controle da asma

Nenhum comentário:

Postar um comentário