segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estamos mais perto de uma vacina eficiente contra a dengue?


Estamos mais perto de uma vacina eficiente contra a dengue? 

Os estudos científicos para avaliar a eficácia e segurança de uma vacina contra a dengue avançam e as pesquisas em seres humanos chegam a última fase antes de se buscar a produção industrial.
A pesquisa mundial por uma vacina que seja eficiente contra os 4 tipos de vírus da dengue envolve 15 países da América Latina, Ásia e os Estados Unidos.
A pesquisa que começou ainda nos anos 90 atualmente tem uma vacina em avaliação, com bons resultados iniciais e que tem se mostrado promissora.
Um dos desafios a serem vencidos era o fato de que o vírus da dengue além dos 4 sorotipos conhecidos apresenta uma grande variabilidade entre esses tipos.
Dessa forma o vírus tipo 4, que acontece no sudeste asiático, não é exatamente igual ao tipo 4 que está circulando na América do Sul e também leva a manifestações clínicas diferentes das que acontecem por lá.
No Brasil atualmente dois estudos científicos estão em andamento. O primeiro começou em agosto de 2010 e avalia a segurança da vacina com pelo menos 3 doses aplicadas em intervalos de 6 meses. Essa pesquisa está na terceira fase com os participantes recebendo a 3a dose nesse ano.
Em 2011 foi iniciada outra pesquisa essa englobando mais de 3 mil jovens e crianças, um grupo etário duramente atingido pela doença, com idades entre 9 e 16 anos.
Essa pesquisa está acontecendo em 5 capitais do Nordeste e Sudeste do Brasil.
Ao todo estão participando dessa avaliação da eficácia de vacina mais de 20 mil voluntários através do mundo.
Se todos os bons sinais de se confirmarem a expectativa dos pesquisado res é de que em 2014 já se tenha uma vacina disponível no mundo contra os 4 tipos de vírus da dengue.
Enquanto isso todos nós devemos fazer  nossa parte e combater os focos do mosquito da dengue em nossas casas e locais de trabalho.
Lembrem-se 10 minutos por semana são suficientes para que observar locais que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito.
por Luis Fernando Correia - CBN categoria Saúde em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário